Dicionário
Maracatuzeiro
Glossário de palavras típicas do universo maracatuzeiro, incluindo gírias e trechos de toadas.

Agbe

Instrumento de origem africana, feito de cabaça revestida por uma trama com miçangas. Usado dentro dos rituais religiosos do candomblé e em outras manifestações como o Afoxé.

Alfaia

Tambor feito de Madeira e cordas, típico do Maracatu. Há tambores feitos de tronco de árvores, de madeira compensada e até de ferro.

Bacola

Sacola de baquetas

Chitão

Mulheres dispostas em fileiras laterais ao redor de todo pavilhão, e vestem roupas padronizadas confeccionadas com chita.

Baianas de Branco

Obrigatoriamente de branco, elas fazem o cordão iniciam da corte.

Baianas Ricas

Coloridas e exuberantes, elas vem logo na sequencia das Bahianas de Branco

Calungas

O elementos mais sagrados dos Maracatus Nação de Pernambuco. São bonecas de madeira ou de pano que representam os eguns protetores da Nação.

Caboclo de Pena

Personagem que representa um índio, e traz consigo arco e flecha.representado pela sabedoria dos povos indígenas e a proteção dos espíritos das florestas.

Damas de Honra

Crianças que mantêm suspensas as capas do rei e da rainha.

Dama do Paço

São personagens extremamente importantes dentro do maracatu de baque virado. Podem ser de uma a quatro. Elas conduzem as calungas, as bonecas.

Lanterna

Representam o lampiões de luxo; como se estivessem iluminando o cortejo.

Luanda

Capital e a maior cidade da Angola, localizada na Costa do Oceano Atlântico.

Maracatu

Maracatu Nação ou Maracatu de Baque Virado é uma manifestação cultural tradicional brasileira, que inclui percussão, dança, corte com personagens, figurinos rebuscados, ritos e crenças religiosas, envolvimento da comunidade, luta de resistência e preservação da cultura-afro descendente. Um movimento originário de Recife, Pernambuco, hoje espalhada pelo Brasil e Mundo.

Mário de Andrade (1982) cita diversas possibilidades de origem da palavra maracatu, entre elas uma provável origem americana: maracá = instrumento ameríndio de percussão; catu = bom, bonito em tupi; marã = guerra, confusão; marãcàtú, e depois maràcàtú valendo como guerra bonita, isto é, reunindo o sentido festivo e o sentido guerreiro no mesmo termo. Mario de Andrade (1982) ainda deixa claro que enumerava vários significados da palavra no intuito de não dar um final, mas um estímulo de divagação que nunca cessasse.

Porta Estandarte

Figura que abre o cortejo, o porta-estandarte aparece vestido como um regente e carrega a bandeira do maracatu.

Vassalo

Figura que aparece abanando o casal real.

Saramuna

“Crustácio da África” de acordo com Roberto Pescocinho

Soldados Romanos

Figuras que levam escudos e lanças, à postos para defender o pavilhão.

Talabarte

Alça criada para segurar alguns instrumentos do maracatu junto ao corpo do batuqueiro, como alfaia, caixa, gonguê.

Toada

Toada é um tipo de canção típica da cultura popular, cantada com rima e ritmo, onde a língua é usada de forma não formal, sem preocupação com a fala culta, mas sim a coloquial e espontânea, respeitando a diversidade do povo brasileiro. Cantigas geralmente de harmonia simples, constante e de composição textual normalmente curta, com estrofes e refrão.

Também quer contribuir com o maracatuteca?