Batuque Ayan (Campina Grande, Paraíba)

BATUQUE AYAN – Grupo de Percussão

Seu Batuque surge em 2018, buscando ser mais espaço de prática, formação e difusão da cultura popular no/do estado da Paraíba, trabalhando com apresentações, oficinas, vivências, eventos de percussão, dança e artesanato popular que envolvam as tradições do Maracatu de Baque Virado, Coco de Roda, Afoxé, Caboclinho, etc. Seu nome vem da tradição Yorubá, significando a entidade que ensinou os humanos a falar, cantar, tocar e dançar.

O batuque/tambor está intimamente ligado à formação social e cultural do Brasil, práticas enraizadas pelos povos escravizados trazidos da África e pelos nativos indígenas, ambos usam a percussão no exercício de rito religioso, em celebrações de estações do ano, etc. É nessa herança cultural que nos inspiramos, nosso batuque vem para homenagear os folguedos populares (Caboclinho, Maracatu, Coco, Ciranda, Ijexá, dentre outros).

Em nosso repertório apresentamos composições próprias trabalhadas nos ritmos populares, loas tradicionais de Maracatu Nação, Ijexá e Coco de Roda.

[OFERECE OS FORMATOS]:

  • Apresentação em Palco

Em nossas apresentações de palco, mostramos ao público um pouco do nosso trabalho de pesquisa de músicas de domínio público presentes no Maracatu de baque virado, coco de roda, afoxé e outros, mesclando com composições e montagens percussivas de autoria própria. O show conta com 50 minutos e faz com que o público se envolva e se contagie pela “força do tambor”.

  • Apresentação em Cortejo

Em nossa apresentação de cortejo fazemos o público presenciar aquilo que é de mais tradicional na cultura popular brasileira, o cortejo na rua, que é prática desde os tempos do Brasil Colônia. Com a nossa bateria levamos para a rua os batuques de tradição afro- ameríndia, mais precisamente Maracatu de baque virado, Ijexá e Caboclinho.

  • Vivências e Oficinas

A oficina tem como objetivo ministrar de forma expositiva e prática as brincadeiras populares de tradição afro-brasileiros e indígenas: Coco de Roda Ciranda, Maracatu, Caboclinhos e Ijexá.

Paralelo a vivência prática do toque dos instrumentos, agregamos também as danças dos ritmos estudados.

Caso o ofertante não disponha dos instrumentos, os mesmos são disponibilizados pelo grupo, sem acréscimo de valor, desde que seja garantido seu transporte e guarda.

Para melhor aproveitamento da oficina, recomendamos que o local onde a mesma irá se realizar tenha caixas de som e aparelho de data show.

Tel/ Whatsapp (83) 99926-5459

IG/FB – @batuqueayan

YOUTUBE: Batuque Ayan

E-mail: projetoayan@gmail.com

LINKS

Reportagem Programa Diversidade – https://www.youtube.com/watch?v=OzmHnTRBcn8

Oficina Danças Populares – https://www.youtube.com/watch?v=0vmF5gPOHJ8

Canal no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCA4HctgSL2jhL6vIEXqqPUg

Sites – http://www.uepb.edu.br/pro-reitoria-de-cultura-da-universidade-estadual-apoia-realizacao-de-oficina-de- percussao-do-projeto-ayan/ http://www.uepb.edu.br/grupo-de-estudos-da-universidade-estadual-e-projeto-ayan-realizam-1o-coco-do- abayomi-feira-cultural/