logomarca-maracatuteca-cores

Portal Web Colaborativo de Informação e Interação sobre a Cultura do Maracatu de Baque Virado.

Maracatuteca é uma ferramenta online para a cultura do Maracatu de Baque Virado.

Pretende evidenciar o valor desta cultura tradicional, garantindo maior evidência e organização dos registros, de maneira que sejam devidamente reconhecidos e salvaguardados como patrimônio cultural nacional.

O principal meio de trabalho é o virtual, que permite articulações sem fronteiras.

Foram feitas ações de integração das comunidades, registros fonográficos e divulgação da ferramenta no estado de Pernambuco, ligados à origem desta manifestação cultural.

Objetivos

  • Ser um canal à disposição para fortalecimento e ações das Nações de Maracatu de Pernambuco; e para coletivos e interessados pelo Maracatu no Brasil e por todo o mundo.
  •  Estabelecer uma rede estável de apresentação e diálogo de nações e grupos que trabalham com essa cultura, com ambiente de troca, venda e doações entre os profissionais e protagonistas atuantes do meio, de modo à sempre voltar a referencia às nações e comunidades matrizes dessa cultura em Pernambuco.
  • Disponibilizar e organizar conteúdos informativos sobre essa cultura.
  • Desenvolver-se e abastecer-se de forma livre e colaborativa, baseando-se na técnica e nos pilares do conceito ‘Wikipédia’.
  • Incentivar a apropriação cultural da origem nacional, reconhecendo as raízes históricas que a embasa.
  • Criar espaços de encontro, reflexão, debate e práticas que integrem diferentes grupos, comunidades, movimentos culturais e sociais ligados ao universo das culturas populares e do Maracatu.
  • Incentivar a agenda de eventos ligados à cultura popular a serem realizados nas mais diversas regiões do país, com a circulação de produtos (CDs, DVDs, camisetas, instrumentos) e serviços (oficinas, palestras e vivências), democratizando trabalhos e informações dos artistas tradicionais e demais grupos do setor.
  • Produção e organização de conteúdos aprofundados sobre esta cultura, campos informativos abertos à edição pública, mapeamento global constante e auto-abastecido, canal centralizador de venda, troca e interação entre usuários.

Justificativa

As manifestações populares tradicionais contribuem de forma significativa na organização de uma comunidade, resgatando valores de coletividade, autonomia, auto-estima, entre outros aspectos positivos para enfrentar o dia-a-dia na sociedade. A cultura popular fortalece a identidade de indivíduos e comunidades.

O Maracatu é patrimônio cultural vivo, oferecido gratuitamente à humanidade, ainda que não se reconheçam a realidade das Nações. Posto isso, destaca-se como meta fundamental nesse projeto, uma forma de retribuição à essa cultura, através do intercâmbio cultural e dos registros nele promovidos.

O Projeto MARACATUTECA é portanto, um grande repositório de conhecimento e uma ferramenta de organização e potencialização das ações desenvolvidas local e nacionalmente. Todo o conteúdo criado será disponibilizado sob licenças livres (Creative Commons), o que vai possibilitar a construção de uma grande quantidade de conteúdo legalizado, disponível para uso não comercial do grande público e para um eventual uso comercial dos coletivos sobre o seu próprio conteúdo.

Quem buscamos atingir

Nações e Comunidades
Maracatus fora de Recife
Pesquisadores de Cultura Popular
Músicos
Professores

IDEALIZADORES

Jorge Rufino,

Design e Desenvolvimento
Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicida de e Propaganda pela UNIARA (de 2008 a 2011) e Musicista formado pela escola de música Bellini com regência do Maestro Elladio Jardas em 2002.

Fernanda Echuya,

Produção e Pesquisa
Comunicóloga, Agente Cultural, Gestora e Brincante Popular. Graduada em Comunicação em Multimeios na PUC-SP em 2007 e Especializada em Gestão Cultural pela Universidade Anhembi Morumbi em 2010.