História e Estudos (PDF)

Maracatu Nação e Religiões Afro-Descendentes: uma relação muito além do Carnaval Maracatu Nação e Religiões Afro-Descendentes: uma relação muito além do Carnaval Ivaldo Marciano de França Lima. Diálogos, 2006.
Patrimonio Cultural e Ações Educativas - o Inventário do Maracatu Nação Patrimonio Cultural e Ações Educativas – o Inventário do Maracatu Nação Anna Beatriz Zanine Koslinskia Isabel Cristina Martins Guillen Revista Anthropologica 2017
Dona Santa e Madalena: performance e memórias das Matriarcas e Rainhas do Maracatu Dona Santa e Madalena: performance e memórias das Matriarcas e Rainhas do Maracatu Isabel Cristina Martins Guillen, Anpuh 2007.
Badia, a dona do Carnaval de 1985 - ela é de festa, ela é de religião! Badia, a dona do Carnaval de 1985 – ela é de festa, ela é de religião! Augusto Neves da Silva, UFPE 2018.
A criança e a construção identitária no Maracatu do Baque Virado A criança e a construção identitária no Maracatu do Baque Virado Michele Távora Julio. Bauro, 2017.
Maracatu em São Paulo: expressões artísticas e culturais de Lokan Oba - Maracatu Nação Maracatu em São Paulo: expressões artísticas e culturais de Lokan Oba – Maracatu Nação Ângela da Silva Oliveira, São Paulo 2012.
O Som dos Tambores Silenciosos: performance e diáspora africana nos Maracatu Nação de Pernambuco O Som dos Tambores Silenciosos: performance e diáspora africana nos Maracatu Nação de Pernambuco Maximiliano Wanderley Carneiro de Cunha, Recife, 2009.
O Mestre apitou: mestres, apitos, Nações de Maracatu e suas ações religiosas, culturais e políticas O Mestre apitou: mestres, apitos, Nações de Maracatu e suas ações religiosas, culturais e políticas Charles Raimundo da Silva, Florianópolis, 2018.
A arte do Maracatu e suas representações simbólicas na cidade de São Paulo A arte do Maracatu e suas representações simbólicas na cidade de São Paulo Ângela da Silva Oliveira, UNESP.
Metrópole, tradição e mediação cultural: reflexões a partir da experiência dos grupos recriadores de Maracatu na cidade de São Paulo de Maria Celeste Mira Historia e Estudos Maracatuteca Metrópole, tradição e mediação cultural: reflexões a partir da experiência dos grupos recriadores de Maracatu na cidade de São Paulo de Maria Celeste Mira Historia e Estudos Maracatuteca Maria Celeste Mira, Londrina, 2014.
Patrimonio Cultural Imaterial de Pernambuco. Patrimonio Cultural Imaterial de Pernambuco. Organização Jacira França e Marcelo Renan de Souza. Fundarpe, 2018.
Interfaces entre Espaço, Gênero e Maracatu Nação. Interfaces entre Espaço, Gênero e Maracatu Nação. Larissa Lima de Souza. UERJ, 2015.
O Destino de Joventina O Destino de Joventina Carlos Sandroni. Revista Música & Cultura, 2007.
As Nações de Maracatu e os Grupos Percussivos: as Fronteiras Identitarias. As Nações de Maracatu e os Grupos Percussivos: as Fronteiras Identitarias. Ivaldo Marciano de Souza Lima. Salvador, Junho 2014.
Tempos de Folia: Estudos sobre o Carnaval no Recife. Tempos de Folia: Estudos sobre o Carnaval no Recife. Organização Isabel Cristina Martins Guillen e Augusto Neves da Silva. Fundação Joaquim Nabuco, 2018.
Rainhas, Mestres e Tambores - Gênero, Corpo e Artefatos no Maracatu Nação Pernambucano. Rainhas, Mestres e Tambores – Gênero, Corpo e Artefatos no Maracatu Nação Pernambucano. Jailma Maria Oliveira. Recife, 2011.
Maracatu Nação e os Grupos Percussivos - Diferenças, Conceitos e Histórias. Maracatu Nação e os Grupos Percussivos – Diferenças, Conceitos e Histórias. Ivaldo Marciano de França. Dezembro de 2014.
Homens Transvestidos no Maracatu Nação Pernambucano: Trânsito entre Masculinidade e Feminilidade. Homens Transvestidos no Maracatu Nação Pernambucano: Trânsito entre Masculinidade e Feminilidade. Homens Transvestidos no Maracatu Nação Pernambucano: Trânsito entre Masculinidade e Feminilidade. XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. UFBA. Mestranda Jailma Maria Oliveira. 2011.
Em defesa da tradição, Luiz de Franca Mestre do Maracatu Nação Leão Coroado, nas memórias de Maracatuzeiros e Maracatuzeiras. Em defesa da tradição, Luiz de Franca Mestre do Maracatu Nação Leão Coroado, nas memórias de Maracatuzeiros e Maracatuzeiras. Em defesa da tradição, Luiz de Franca Mestre do Maracatu Nação Leão Coroado, nas mémorias de maracatuzeiros e maracatuzeiras. Ivaldo Marciano de França Lima. Diálogos v.20 nº2, 2016.
Análise das potencialidades econômicas da cultura de tradição como vetor de desenvolvimento local : O caso do Maracatu-Nação da região metropolitana do Recife Análise das potencialidades econômicas da cultura de tradição como vetor de desenvolvimento local : O caso do Maracatu-Nação da região metropolitana do Recife Análise das potencialidades econômicas da cultura de tradição como vetor de desenvolvimento local: O caso do Maracatu-Nação da região metropolitana do Recife. José Roberto Cockles Mariz. UFRPE, 2017.
É na lei e na marra: A Organização do Carnaval do Recife (1955-1964). É na lei e na marra: A Organização do Carnaval do Recife (1955-1964). É na lei e na marra: A Organização do Carnaval do Recife (1955-1964). Rosana Maria dos Santos. UFRPE, 2016.
Os Grupos de Maracatu na Cidade de Curitiba: resignificação ou novas identidades? Os Grupos de Maracatu na Cidade de Curitiba: resignificação ou novas identidades? Os Grupos de Maracatu na Cidade de Curitiba: resignificação ou novas identidades? Dr. Edwin Ricardo Pitre-Vásquez e Dra. Luzia Aparecida Ferreira. Artigo apresentado e publicado no IIIo. SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURA, IMAGINÁRIO E MEMÓRIA DA AMÉRICA LATINA: Bicentenário e a Modernidade, 2010.
Mangue: A lama, a parabólica e a rede. Mangue: A lama, a parabólica e a rede. Mangue A lama, a parabólica e a rede. Rejane Calazans. UFRRJ. 2008
Da necessidade da Festa à necessidade do Espetáculo. Da necessidade da Festa à necessidade do Espetáculo. Da necessidade da Festa à necessidade do Espetáculo. Paola Verri de Santana. 2006.
Guardião do Maracatu Leão Coroado: Uma coisa de deixa Guardião do Maracatu Leão Coroado: Uma coisa de deixa Guardião do Maracatu Leão Coroado: Uma coisa de deixa. Luciano Borges de Souza. Recife, 2012.
Maracatu Nação e a busca pela compreensão de seus aspectos religiosos: dos estudos folclóricos culturais à vivência dos jovens integrantes do Arrasta Ilha com o Mestre da Nação do Maracatu Porto Rico. Maracatu Nação e a busca pela compreensão de seus aspectos religiosos: dos estudos folclóricos culturais à vivência dos jovens integrantes do Arrasta Ilha com o Mestre da Nação do Maracatu Porto Rico. Maracatu Nação e a busca pela compreensão de seus aspectos religiosos: dos estudos folclóricos culturais à vivência dos jovens integrantes do Arrasta Ilha com o Mestre da Nação do Maracatu Porto Rico. Priscila Aparecida Prazeres, 2011. TCC da UFSC.
Mulheres no Maracatu de Pernambuco: dimensões de gênero, raça e classe social a literatura e nos documentos oficiais. Mulheres no Maracatu de Pernambuco: dimensões de gênero, raça e classe social a literatura e nos documentos oficiais. Mulheres no Maracatu de Pernambuco: dimensões de gênero, raça e classe social a literatura e nos documentos oficiais. Ighara de Oliveira Neves e Lady Selma Ferreira Albernaz. UFPE, 2010.
O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais. O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais. "O Passado Negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através das performances de legados musicais."Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas para a obtenção de Título de Doutor em Música. Área de concentração: Fundamentos Teóricos. De Érica Giesbrecht. Orientação: Lenita Waldige Mendes Nogueira Co-orientação: Rita de Cássia Lahoz Morelli. Campinas 2011.
Iphan - Pedido Reconhecimento do Maracatu Iphan – Pedido Reconhecimento do Maracatu Parecer nº83/2014 - DPI Serviço Público Federal - Ministério da Cultura através do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Pedido do Reconhecimento do Maracatu. Processo nº01450.010232/2008-04
A Federação Carnavalesca de Pernambuco e a perseguição aos Maracatus Rurais: o caso do Maracatu Indiano A Federação Carnavalesca de Pernambuco e a perseguição aos Maracatus Rurais: o caso do Maracatu Indiano A Federação Carnavalesca de Pernambuco e a perseguição aos Maracatus Rurais: o caso do Maracatu Indiano. Rosana Maria dos Santos. Perspectivas Históricas - V Colóquio de História. 2011.
Identidade, modernidade e deslocamento cultural: O ecoar do Maracatu Nação em Belo Horizonte Identidade, modernidade e deslocamento cultural: O ecoar do Maracatu Nação em Belo Horizonte Identidade, modernidade e deslocamento cultural: O ecoar do Maracatu Nação em Belo Horizonte. Bruna Vieira Bacelete. PUC-BH.
A Corte dos Reis do Congo e os Maracatus do Recife A Corte dos Reis do Congo e os Maracatus do Recife A Corte dos Reis do Congo e os Maracatus do Recife. Leonardo Dantas Silva. Ci. & Tróp. Recife. 1999.
Inventário e registro de Maracatus Nação em Pernambuco como um Processo Ritual Inventário e registro de Maracatus Nação em Pernambuco como um Processo Ritual Inventário e registro de Maracatus Nação em Pernambuco como um processo ritual. Jailma Maria de Oliveira e Lady Selma Ferreira.
Civilizar para Carnavalizar Civilizar para Carnavalizar Civilizar para Carnavalizar: Propostas de um Carnaval Moderno em Pernambuco. Recife. 2009.
A trajetória da figura do Rei do Congo A trajetória da figura do Rei do Congo Raimundo Lázaro da Cruz, Paralellus - Revista Eletrônica em Ciências da Religião - UNICAP. Recife, 2012.
O Maracatu de Baque Virado: História e Dinâmica Cultural O Maracatu de Baque Virado: História e Dinâmica Cultural Julia Pittier Tsezanas, Programa de Pós Graduação em História Social, USP, 2010.
“Viradas” E “Marcações”: A participaçãp de pessoas de classe média nos grupos de Maracatu de Baque Virado do Recife – PE “Viradas” E “Marcações”: A participaçãp de pessoas de classe média nos grupos de Maracatu de Baque Virado do Recife – PE Leonardo Leal Esteves, Dissertação de Mestrado em Antropologia, UFPE, 2008.
Reflexões sobre o Maracatu Nação e o seu desembarque na Ilha de Santa Catarina Reflexões sobre o Maracatu Nação e o seu desembarque na Ilha de Santa Catarina Marco Antônio Carreço de Oliveira, CEART, UFSC, 2006.
Rainhas, Mestres e Tambores: gênero, corpo e artefatos no Maracatu Nação Pernambucano Rainhas, Mestres e Tambores: gênero, corpo e artefatos no Maracatu Nação Pernambucano Jailma Maria Oliveira, Antropologia e Museologia, UFPE, 2011.
MANGUEBIT: DIVERSIDADE NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA DA DÉCADA DE 1990. MANGUEBIT: DIVERSIDADE NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA DA DÉCADA DE 1990. Francisco Gerardo Cavalcante do Nascimento, UECE, FORTALEZA, 2010.
Diálogo de negros, monólogo de brancos: Transformações e apropriações musicais no Maracatu de Baque Virado Diálogo de negros, monólogo de brancos: Transformações e apropriações musicais no Maracatu de Baque Virado Ernesto Ignacio de Carvalho, Dissertação de Mestrado UFPE, 2007.
Em defesa da tradição: Luiz de França, Mestre do Maracatu Nação Leão Coroado nas Memórias de Maracatuzeiros e Maracatuzeiras Em defesa da tradição: Luiz de França, Mestre do Maracatu Nação Leão Coroado nas Memórias de Maracatuzeiros e Maracatuzeiras Ivaldo Marciano de França Lima, DIÁLOGOS Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual de Maringá, 2016.
Dona Santa Rainha do Maracatu: Memória e Identidade no Recife Dona Santa Rainha do Maracatu: Memória e Identidade no Recife Isabel Cristina Martins Guillen, Cadernos de Estudos Sociais, UFPE, 2006.
RELIGIÃO, IDENTIDADE E TRADIÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS IDENTIDADES TRADICIONAIS NOS MARACATUS NAÇÃO DE PERNAMBUCO RELIGIÃO, IDENTIDADE E TRADIÇÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS IDENTIDADES TRADICIONAIS NOS MARACATUS NAÇÃO DE PERNAMBUCO Walter Ferreira de França Filho, Unicap, 2010.
A experiência etnográfica de Katarina Real (1927-2006): colecionando Maracatus em Recife A experiência etnográfica de Katarina Real (1927-2006): colecionando Maracatus em Recife Clarisse Quintanilha Kubrusly, PPGSA, UFRJ, 2007.
Da repressão à valoração: um estudo sobre a influência das práticas culturais dos negros em Pernambuco – 1927/1950 Da repressão à valoração: um estudo sobre a influência das práticas culturais dos negros em Pernambuco – 1927/1950 Francisco Mateus Carvalho Vidal, CFCH, UFPE.
Mito, Simbolismo e Identidade na Nação do Maracatu Porto Rico Mito, Simbolismo e Identidade na Nação do Maracatu Porto Rico Anna Beatriz Zanine Kolinski, UFPE, 2011.
Dançando Novas Africanidades Dançando Novas Africanidades Diálogos com praticantes do Maracatu e da dança afro em Florianópolis – Alexandra Eliza Vieira Alencar, UFSC, 2009.
Batuqueiro segura esse baque na batida do coração Batuqueiro segura esse baque na batida do coração Ressignificação do Maracatu de Baque Virado – 10 anos do grupo Quiloa - Daniela Gonçalves, CELACC/ECA-USP, 2014.
Guerra Peixe e os Maracatus no Recife Guerra Peixe e os Maracatus no Recife Isabel Cristina Martins Guillen, ArtCultura, Uberlândia, 2007.